19.2.10

"Esta novela tem cheirinho de cinema"


Um transplante de coração salva a vida de uma jovem e destemida pescadora na nova novela da TVI. Uma história de amor e dádiva que tocou Rogério Samora.

Tez queimada pelo sol, cabelo preso num rabo-de-cavalo, calças de ganga e galochas, t-shirt larga aos quadrados. É com este visual que Paula Lobo Antunes se transfigura em Benedita, a mestre da traineira ‘Santa Benedita’, que sulca os mares dos Açores em busca do sustento da família Veloso. Neste papel, a actriz lidera o elenco de ‘O Bater do teu Coração’, título provisório da nova novela da TVI que substituirá ‘Deixa que te Leve’ em Março.

Durante quatro dias, na ilha Terceira, Açores, Paula Lobo Antunes e José Carlos Pereira, par romântico da novela, Delfina Cruz, Pedro Carvalho e Pedro Giestas constituem o grupo de actores cuja história, no enredo, começa na ilha. No papel de Fátima Veloso, Delfina Cruz é mãe de Benedita (Paula Lobo Antunes) e de Alexandre (Pedro Carvalho) e tia de António (Pedro Giestas). Nesta produção, o actor Pedro Carvalho interpreta o papel de um jovem que se movimenta com muletas por sofrer de uma limitação motora. Além de cenas de cais, a Plural gravou ‘takes’ mais complexos, que incluíram a simulação de uma tempestade e a participação de um golfinho. ‘O Bater do teu Coração’ narra a história de Benedita Veloso, uma pescadora órfã de pai, de quem herda um grave problema cardíaco. Quando se descobre a deficiência, a família, que vivia nos Açores, transfere-se para Setúbal, no Continente. Ao contrário do pai, Benedita vence a doença graças a um transplante cardíaco que lhe coloca no peito o coração de Carminho (Sara Salgado), vítima de um acidente de viação.

O enredo adensa-se quando o noivo de Carminho (José Carlos Pereira) quer conhecer a nova portadora do coração da amada. Uma aproximação que não agrada ao engenheiro Miguel de Vasconcelos (Rogério Samora), pai da jovem falecida. Um mês após o arranque das gravações, Rogério Samora fala sobre o projecto: “Esta novela tem um leve cheirinho a cinema, o que me agrada muito. Talvez porque o coordenador e realizador, António Borges Correia, é um cinéfilo com formação nessa área. Estou muito entusiasmado, e tenho a certeza de que o público também vai ficar. É um trabalho diferente e que está a ser feito com muita dedicação e coragem.”

Sobre a temática dos transplantes, o actor afirma à Correio TV: “A abordagem ao transplante do coração é feita de uma forma tão intensa e emocional que chega a doer. Mudarão as emoções de corpo físico ou não? O coração é só um órgão, mas é um órgão vital. Para onde vai o nosso amor quando o coração muda de dono? A ficção pode ajudar, fazer pensar, neste ou naquele assunto, ou pode, simplesmente, fazer companhia. E eu gosto de fazer companhia às pessoas que precisam”.

Em ‘Bater do teu Coração’, Rogério Samora distancia-se de Gaspar, o empresário madeirense que interpretou em ‘Flor do Mar’. “O eng. Miguel de Vasconcelos é um homem simpático, um óptimo profissional e um pai extremoso. O único problema do Miguel é não saber lidar com a perda e com a substituição”, desvenda o actor. Delfina Cruz, que gravou cenas no Cais do Porto São Mateus, e à porta da casa da família, “a coser redes”, fala sobre o seu papel à Correio TV: “Sou uma viúva sofrida que sente muito a falta do marido, apesar de a minha família ser muito unida. Trata-se de uma personagem bem diferente daquelas mais divertidas que tenho feito.” Quem vive com o clã Veloso é António, papel desempenhado por Pedro Giestas, que regressa ao pequeno ecrã após dois anos de afastamento. Horas antes de deixar a ilha Terceira rumo ao Continente, o actor, “um apaixonado por barcos e mar”, fala das gravações: “Foi interessante fazer de pescador sem sotaque. O papel é um novo desafio, mas eu gosto de construir personagens”. As gravações de ‘O Bater do teu Coração’ arrancaram a 12 de Janeiro. Para Patrícia Müller, a coordenadora do grupo da Casa da Criação, autor do guião, o enredo “recria a vida de uma comunidade piscatória de Setúbal e a história de um transplante”. “É preciso levar os portugueses a reflectir sobre o assunto porque, como se sabe, somos todos potenciais dadores”, diz.

Aos 31 anos, Patrícia Müller é a autora e coordenadora da equipa de guionistas da Casa da Criação que está a escrever ‘O Bater do teu Coração’. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e ex-jornalista da revista ‘Elle’, a jovem autora, que integra também as Produções Fictícias, estreou-se na ficção com a primeira série de ‘Morangos com Açúcar’. Entre os muitos trabalhos que assinou incluem-se ‘O Triunfo dos Porcos’, (RTP 2), a série ‘O Segredo’, de Leonel Vieira (RTP 1), uma gala na SIC e ‘Inspector Max’, ‘Lola’, ‘Casos da Vida’, ‘Ele é Ela’ (TVI). Patrícia foi também a autora da ideia original da novela ‘Deixa que te Leve’, em exibição na TVI.

Do elenco de ‘O Bater do teu Coração’ faz também parte Eunice Muñoz, Marcantónio del Carlo, Helena Laureano, Carla Andrino, Marta Melro, André Nunes, Jessica Athayde, Almeno Gonçalves, Mafalda Pinto, Cristóvão Campos, Vanessa Martins, Nuno Janeiro e Vitória Guerra, entre outros. As gravações na ilha Terceira, que decorreram entre os dias 8 e 11 deste mês, contaram com o reforço de cinco actores açorianos. As cenas mais movimentadas no Cais São Mateus incluíram 65 figurantes.

O ACTOR E A GUIONISTA

SAMORA

“O Miguel de Vasconcelos está em paz com ele e a vida. Não é zangado nem cobarde, como o Gaspar de ‘Flor do Mar’. É simpático, dedicado e pai extremoso”, revela.


PATRÍCIA MÜLLER

“Antes de escrever o guião fiz muita pesquisa. Falei com pescadores da Costa de Caparica e de Setúbal, li muita coisa e vi muitas reportagens”, esclarece a guionista.


ESTREIA NA REPRESENTAÇÃO

David Gomes, vencedor de uma das edições de ‘Uma Canção para Ti’, concurso da TVI, e Beatriz Costa, ex-concorrente e finalista, vão integrar o elenco infantil da nova aposta do canal. No enredo, o cantor, da Baixa da Banheira, tem uma limitação motora que o obriga a deslocar-se de cadeira de rodas. Apesar da deficiência, David Gomes e Beatriz Costa vão cantar e viver muitas cenas divertidas, acabando por apaixonar-se.

CM

Sem comentários: