21.2.10

Opinião Única Especial - Aniversário TVI


A TVI iniciou as suas transmissões a 20 de Fevereiro de 1993, mas a dificuldade em impor-se perante o povo português e as fracas audiências foram de tal maneira prejudicantes, que a TVI atravessava uma forte crise financeira. A sua primeira novela portuguesa foi a 1993, “Telhados de Vidro” da grande Rosa Lobato Faria que já não está entre nós. Mas a novela acabou por ser um autêntico fracasso. Eis que em 1998 vindo da RTP 1 como Jornalista, José Eduardo Moniz passa a integrar o quadro de Director Geral da estação, pois a mudança teria de ser rápida e significativa. O Primeiro sinal que Moniz mostrou que estava ali para levar a TVI à vitória foi com um dos maiores fenómenos da televisão portuguesa nos últimos anos, o Big Brother. Isto era só o começo de tudo, pois a aposta na Ficção Nacional era outro passo importante para a estação que após 10 anos de Ficção, viria a ser a melhor neste ramo.
Falando agora um pouco pela minha Paixão pela TVI, a explicação é simples, eu cresci a ver TVI, na minha casa há muito que o sotaque brasileiro tinha dado Voz ao Portugûes. Em 1999 ainda me lembro da novela “Todo tempo do Mundo” , “Jardins Proibidos” por ai fora. Mas foi o “Anjo Selvagem” que me marcou para sempre, considerando eu esta a melhor novela da TVI. Foram 2 anos praticamente de pura emoções, todos os dias estava lá , em frente ao ecrã coladinho a ver o Trinca – Espinha, chorava, saltava, gritava, tudo o que uma criança faz. Ai a minha paixão pela TVI já começava a ser grande, digamos que nessa altura nem sabia que existia a SIC nem RTP 1. Entre Morangos, Doces Fugitivas, A Outras, a Ilha dos Amores, a Olhos de Água , a TVI foi e será sempre o canal que fez Portugal Crescer naquilo que era muito pequenino, na Ficção Nacional, e que Hoje nos orgulhamos graças à TVI, de vermos as nossas produções a brilharem além fronteiras. É por isso que dou os Parabéns à TVI, por estes anos de Companhia aos Portugueses, e agradeço a companhia que me fez na minha Infância, que faz na Adolescencia e certamente fará na minha vida, a TVI está comigo e com os Portugueses.

TVI, A ESTAÇÃO OFICIAL DO QUE É NACIONAL. PARABÉNS.


Rodolfo Pinto





Até 1999 a TVI era mais conhecida por ser um canal alternativo, no qual encontrava-mos programas diferentes, focados para faixas etárias distintas. A partir de 2000 começou uma nova TVI, tudo tinha mudado naquela empresa, e notava-se o pleno espírito de querer mais, e ir mais longe, esse ano foi um ano de transição para mim, eu quase nem sabia que existia o Quarto canal, o único programa que me lembro da TVI até essa altura, foram os Ficheiros Secretos.
O Big Brother foi, sem duvida, o maior sucesso de sempre, foi aquilo que fez com que a TVI subisse mais... Igualmente a Ficção Nacional que até esse ano nunca tinha dado muitas alegrias ao canal, passou a fazer as alegrias dos portugueses, com Todo o Tempo do Mundo tudo começou a brilhar. O momento mais marcante para mim, foi a novela Jardins Proibidos, todas as noites, lá estava eu e a minha mãe sentados no sofá a ver aquela magnifica história, que acabou com a protagonista a escrever a palavra “Fim” com folhas de árvore apanhadas no chão, numa mesa de pedra que existia ao lado da casa onde vivia. Depois disto foram muitos os momentos que passámos em frente da televisão a ver a TVI, o Batatoon, o Olá Portugal, o Quem Quer Ganha, Olhos de Água, Anjo Selvagem, e muitos outros...
Hoje, a TVI é sinal de força, poder, determinação, rigor, coesão, família, liderança, e muito mais... É incrível a força com que a grande família que é a TVI, conseguiu pôr em 5 anos uma televisão medíocre, que estava no fundo de um poço, no alto das estrelas, a brilhar mais forte que todas as outras. A TVI merece estes 17 anos, merece esta liderança, merece o que tem, porque tudo o que conseguiu, foi com muito esforço e dedicação. Parabéns TVI, Parabéns a você!



Carlos Aniceto

Sem comentários: