7.7.10

Projecto Moda em Agosto na RTP1

Esta será a versão nacional do 'Project Runway', emitido em vários países. Vencedor terá direito a estágio de seis meses na Modalfa

Projecto Moda, que foi ontem apresentado nos estúdios Cinemate, em Lisboa, vai estrear-se em Agosto na RTP. Nesta versão nacional do formato Project Runway participam dez concorrentes aspirantes a designers de moda, com idades entre os 19 e os 38 anos, que competirão entre si tentando ultrapassar os desafios colocados semanalmente. As oito emissões do programa já foram gravadas, mas ainda falta apurar se a finalíssima - onde vão estar presentes os dois últimos participantes - será ou não transmitida em directo, isoladamente, ou integrada num evento de moda de renome como a Moda Lisboa ou o Portugal Fashion. O vencedor deste reality show recebe um estágio remunerado com duração de seis meses na Modalfa, marca patrocinadora.

José Fragoso, director de programas da RTP1, está confiante. "É uma aposta que faz sentido porque chama a atenção para um sector onde Portugal tem todas as condições para ganhar terreno".

Mas esta não é uma cópia integral da versão norte-americana. Em Portugal, os concorrentes não vão ter de partilhar casa, não existe uma sala de costura, as manequins não têm direito a prémio e a apresentadora não avalia os trabalhos dos concorrentes, facto que deixa Nayma Mingas mais tranquila. "Apesar de pertencer ao mundo da moda não me sinto no direito de avaliar um design", diz.

O leque de jurados é composto por Fátima Cotta, directora da revista Elle, Cristina Pinto, directora de desenvolvimento de produto Modalfa e Manuel Alves, estilista. O papel de Tim Gun, mentor que acompanha o trabalho dos participantes, está entregue a Paulo Gomes, director de moda.
DN

Sem comentários: