27.9.09

As noites eleitorais nos 3 principais canais


Os três canais generalistas passaram os últimos dias a preparar a noite em que os portugueses vão ficar a saber quem é o primeiro-ministro. A RTP apostou na inovação tecnológica e terá apenas dois comentadores. Já na SIC e TVI o painel é muito mais alargado. Os dados estão lançados, agora só falta saber quem ganha a luta das audiências.
"Vamos ter um ecrã mágico semelhante o que John King usou nas últimas presidenciais nos EUA, na CNN", refere José Alberto Carvalho. E é precisamente o director de Informação da RTP que vai, entre outros, "construir gráficos em tempo real" neste ecrã táctil de 103 polegadas. "Dá para ver por exemplo onde é que os partidos têm mais concentração de votos", diz. No que respeita a comentadores, José Alberto sublinha: "Temos os dois mais influentes, Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino". A emissão conta ainda com Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos.
A SIC promete fazer a diferença com os cinco palcos instalados nos estúdios e na redacção. "Vamos ter gráficos novos, inovadores", explica Rodrigo Guedes de Carvalho, um dos pivôs que conduz a emissão. António Barreto, José Miguel Júdice são dois dos 12 comentadores convidados. Já a coordenação da noite cabe ao director de Informação da SIC, trabalho que faz há quase 17 anos.
A TVI também aposta na inovação gráfica dos resultados eleitorais, que serão comentados por Miguel Sousa Tavares e Constança Cunha e Sá, além de outros oito convidados. A emissão é conduzida por Lurdes Baeta e Pedro Pinto.
RTP, SIC e TVI vão estar em simultâneo nos seus canais de notícias no cabo.

Sem comentários: