27.4.10

Hoje na Grande Reportagem SIC


"A Multiplicação dos Pais"

No momento em que o casamento homossexual assume força de lei, a SIC exibe uma Grande Reportagem sobre os filhos de casais de pessoas do mesmo sexo.
A nova lei exclui a adopção de crianças por casais homossexuais que optem pelo casamento civil, mas não impede que qualquer pessoa - independentemente da orientação sexual - possa adoptar uma criança.
A Grande Reportagem desta terça-feira cruza-se com a polémica e mostra-lhe a realidade.
Fabiola e Ana estiveram juntas vários anos. Fabiola gerou duas crianças, cuja maternidade tem partilhado com a ex-companheira. As duas mulheres decidiram separar-se, mas a guarda das crianças permanece conjunta.
"A Multiplicação dos Pais" visita o dia-a-dia desta família e revela um quotidiano igual ao de tantos outros agregados familiares, de pais separados, que insistem em pôr os filhos no primeiro plano.
João Mouta e Pedro quebram e reconstroem o conceito de família. Pedro, 24 anos, deixou-se adoptar por João, viúvo do pai. Uma história única, marcada por uma frase de Pedro:
"Sou um sortudo, a vida tirou-me um pai, mas deu-me outro". Brilham-lhe os olhos quando dá forma às palavras.
Helena e Teresa são o símbolo televisivo do casamento homossexual. Entram na história justificando o protagonismo que a causa lhes deu. São duas mulheres, quase nómadas, e duas filhas adolescentes, fruto de relações heterossexuais anteriores.
Manuela e Maria estão grávidas na barriga de Maria.
"O que orienta isto tudo é o amor", admite Manuela, enquanto afaga a gravidez da companheira. Faltam escassas semanas para o fim do tempo.

Sem comentários: